.

slides

Boletins informativos

.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

I Ching, O Livro das Mutações - Richard Wilhelm tradutor-->> E-Book -- Word -- para Download





I Ching,
 O Livro das Mutações



O I Ching ou Livro das Mutações é um texto clássico chinês composto de várias camadas, sobrepostas ao longo do tempo. É um dos mais antigos e um dos únicos textos chineses que chegaram até nossos dias.
Alguns vêem o ideograma I como semelhante ao desenho de um camaleão, representando o movimento (como o lagarto) e a mutação (como o mimetismo do camaleão). Outros afirmam que o ideograma é formado pelo do Sol em cima e o da Lua embaixo, a mutação sendo simbolizada pelo movimento incessante destes astros no céu.Para o pensameno chinês, não há o que mude, há apenas o mudar. A mutação seria o caráter mesmo do mundo. Mas a mutação é, em si mesma, invariável, ela sempre existe. Portanto, "I" significa mutação e não-mutação. Subjaz, à complexidade do universo, uma 'simplicidade' que consiste nos princípios que estão por trás de todos os ciclos. Ao fluir com as circunstâncias se evita o atrito e, portanto a resistência: esse é o caminho do homem sábio.A ênfase no aspecto oracular do "I" variou com o tempo. No século VI a.C. era visto mais como livro de filosofia, ao passo que na dinastia Han, quando a magia teve grande papel, era visto como oráculo.
Ching, significando clássico, foi o nome dado por Confúcio à sua edição dos antigos livros.
Antes era chamado apenas I: o ideograma I é traduzido de muitas formas, e no século XX ficou conhecido no ocidente como "mudança" ou "mutação".
Como todo oráculo, exige a aproximação correta: a meditação prévia, o ritual, e a formulação precisa da pergunta. O oráculo nunca falha, quem falha é o consulente: se a pergunta não foi clara e precisa, isto indica que a pessoa não tem clareza sobre o que deseja saber. O ritual tem a função psicológica de focar a atenção da pessoa na consulta. No Japão, a consulta é feita com o uso de três moedas.
I-Ching, é um livro oráculo mais antigo e respeitado da antiga china. Existem muitas pessoas a consultar o oráculo, em busca de orientação ou inspiração. O princípio fundamental é baseado na crença de que todas as atividades são o resultado da interação entre o positivo, criativo, as forças masculinas e negativa, passiva forças yin femine.Tudo que você precisa é de três moedas é a tabela a seguir para decodificar e ter acesso a uma fonte de sabedoria profunda, assim como entretenimento fascinante. O I-Ching texto descreve essas alterações e as relaciona com as questões humanas.







 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
Related Posts with Thumbnails

.

AdSense